11 3801 3801

solicite uma visita »

Artigos

Projetos sustentáveis

A cada dia, a preocupação com a sustentabilidade ganha espaço em projetos arquitetônicos para escritórios, tanto na fase de construção até na decoração de interiores. Um de seus pilares é investir na economia de tempo e dinheiro, bem como em recursos naturais, minimizando os impactos ambientais.

Uma das maneiras de melhorar o uso de seus espaços é tirar proveito do relevo, por exemplo. Assim, será possível criar espaços diferentes. Analisar a iluminação e ventilação natural também ajuda no momento de posicionar as janelas e portas, para aproveitá-las de forma a poupar o uso de lâmpadas, luminárias, ventiladores e ar-condicionado.

Outra possibilidade é criar ambientes interativos e conjugados. Nesse sentido, não é necessário arrancar uma árvore já existente, que tal usá-la como ponto inicial de um jardim ou área verde para sua empresa? Um espaço assim humaniza qualquer local.

O uso de materiais sustentáveis também deve ser considerado. Dê preferência aos que sejam naturais e que possam ser reciclados, como madeira, sapê, pedra e afins. Bambu, tijolo e cerâmica de demolição são boas alternativas que, além de tudo, são tendência na decoração de interiores. Do mesmo modo, vale optar por tubulação painéis, telhado e outros itens confeccionados com produtos reciclados.

Na compra dos móveis também é possível pensar “verde”, ou seja, comprar apenas produtos certificados.

Para finalizar, vale lembrar que criar espaços sustentáveis significa pensar em um ambiente mais humano e aconchegante, que promova interação entre as pessoas e o espaço que ocupam. Assim, a sustentabilidade ajuda a criar ambientes mais produtivos, reduzindo custos e promovendo bem-estar.