11 3801 3801

solicite uma visita »

Artigos

Poltronas para auditório

Poltronas para auditório

O que considerar antes de montar um auditório

Versáteis, os auditórios oferecem diferentes possibilidades de uso, como, por exemplo, apresentações artísticas, didáticas e reuniões empresariais. No entanto, para acomodar com conforto todos participantes destas e outras ocasiões, é preciso observar algumas diretrizes de circulação, disposição dos equipamentos e móveis, assim como áreas e distâncias mínimas.

Para ambientes patamarizados, é necessário observar a inclinação do piso da plateia, para então posicionar as poltronas de maneira que em todas as fileiras a visibilidade seja adequada. Além disso, para facilitar a locomoção indica-se que a distâncias entre o encosto da cadeira de uma fileira e a frente da outra seja igual ou superior a um metro.

Do mesmo modo, para não atrapalhar a circulação, os corredores devem ter espaço superior a 1,20 metros e as portas mais de 2 metros. Para não criar desconforto visual, é indicado que as poltronas mais próximas ao palco ou tela de projeção sejam postas respeitando um mínimo de 2,5 metros de afastamento.

O conforto é o principal objetivo, por isso, especialistas recomendam o uso de poltronas para auditórioanatomicamente corretas, ou seja, que permitam que pés e braços fiquem acomodados de maneira correta. Também é desejável que as poltronas sejam revestidas de material confortável, visto que as pessoas passarão minutos ou mesmo horas sentadas.

Ainda em relação às poltronas, deve-se atentar aos portadores de necessidades especiais e deficientes físicos. Reservar um espaço com dimensões e localização adequadas é imprescindível, para garantir a acessibilidade.

Outros pontos que devem ser observados ao montar um auditório dizem respeito ao conforto acústico e visual. Nesse sentido, é importante usar material especial para revestir as paredes, assim como investir em iluminação adequada. Para tanto, faz-se necessário contar com um bom planejamento, para evitar problemas.

Dessa forma, o auditório conseguir cumprir sua função e acomodar a todos de forma confortável.